Mantenha-se desorganizado!

Pois é! Nossas mães sempre disseram para guardarmos os brinquedos, cadernos e toda sorte de coisas em nossas “gavetas” e “armários”… Ou seja, organize-se! Mas, por mais que tenhamos nos esforçado para guardar as cuecas e meias em locais separados, sempre tem “aquela” engraçadinha que pula de gaveta em gaveta, ou pior, se suicida no chão mais próximo. Mostrando o quanto somos incapazes e limitados em organização. Dizem que tentamos guardar as coisas sempre nos mesmos lugares para nos lembrarmos quando precisarmos delas novamente. Você concorda? Então, estamos guardando e os “duendes assaltantes” as tiram dos lugares só de brincadeira!

Agora, estão nos jogando na cara nossa desorganização e falta de memória também em nossos computadores. Claro! Quem nunca se esqueceu do local onde guardou aquele arquivo de um trabalho de faculdade antiiiiigo, que justamente seria muito útil para um amigo ou até para você mesmo. Ou, para os cozinheiros, aquela receita de “ovo frito tailandês” que baixou da net?

A nova guerra está em lhe ajudar a encontrar coisas não na imensa internet, mas na sua máquina. A Google está empenhada com sua ferramenta Google Desktop Search, a Big Mc’crosoft comprou a Lookout, que foi o princípio para a barra MSN Desktop Search, que oferece um resultado interessante, mas ainda limitado.

Organizar seus arquivos, uma tarefa até então delegada a você, aos poucos deixa de ser relevante… Não importa onde você jogue eles, os “procuradores bonzinhos” estão dispostos a se cansarem por você.

Essa guerra entre “searches” na sua máquina está somente começando. A Google achou essa brecha nos sistemas operacionais atuais, mais um caminho a “procurar”. A Microsoft na verdade já conhecia esse problema inerente à raça humana: a desorganização. Tanto que planejava para seu novo Windows, codinome Longhorn, uma nova camada para o sistema de arquivos, o WinFS. Que seria uma grande promessa em termos de armazenamento e recuperação das informações. O WinFS seria baseado na engine do SQLServer, ou seja, uma camada de banco de dados sobre o Sistema de arquivos. Promessas de buscas de arquivos em linguagem natural e por aí vai. Mas… a própria MS admitiu não conseguir entregar isso na primeira versão do futuro Windows.

Quem partiu na frente, mas também não lançou, foi a Apple, com seu Spotlight, que nada mais é que a “barra de busca” da Apple para os seus desorganizados arquivos. O Spotlight será parte integrada do próximo MacOS X, Tiger. Bom, não lançaram ainda, mas já é bonito e funcional por natureza.

O que podemos fazer é esperar… ainda podemos continuar tentando nos organizar, criando pastas, fichários, armários, divisórias ou gavetas. Mas de uma coisa sempre teremos certeza: as cuecas e a meias têm um caso íntimo e secreto. E sempre tentaremos organizar e classificar coisas.

1 comment

  1. BOM DIA

    GOSTEI MUITO DO TUTORIAL E GOSTARI DE SABER TAMBEM SE O EMAIL DO IG SE CADASTRA NO ORKUT,CASO SIM ME MANDE UM CONVITETE ,CASO NÃO ABRIREI OUTRA CONTA QUE SIRVA ,ME MANDE EU EMAIL QUE RETORNAREI

    OBRIGADO

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *